ASKKSA Logo
ASKKSA - Logótipo
ASKKSA

Regras

O Dojo é o local onde os ensinamentos da arte marcial são passados aos praticantes, como tal deve ser um local onde a seriedade e o respeito imperam. Nos dojos ASKKSA, seguem-se as regras tradicionais de boa conduta, características dos dojos japoneses, pontos de origem do Karaté. Portanto , é importante que cada karateca tenha noção que, dentro do local de treino (e preferencialmente em todas as outras situações do dia a dia), deverá comportar-se de acordo com a herança moral desta arte marcial. As regras abaixo devem ser compreendidas e respeitadas por todos os praticantes dos nossos dojos.

Ler mais

Saudação

Saudação

A saudação no Karaté é uma expressão da sinceridade (SEIJITSU) que faz parte do código ético da arte marcial. Ela é um sinal dum karateca que não oculta os seus ideais e sentimentos e consegue ser ele próprio. A saudação nas aulas, seja o simples OSS , a saudação ao parceiro de treino ou mesmo o ritual de início ou de fim do treino, reveste-se de grande importância para todos aqueles que querem viver o Karaté na sua forma mais profunda e pura.

Ler mais

Vocabulário

Visto que o Karaté é uma arte marcial de origem japonesa é natural que muitos dos termos utilizados no Dojo, sejam japoneses. Apesar de inicialmente poderem fazer confusão aos praticantes, com o acumular de treinos são palavras que acabam por fazer parte do quotidiano de todos os karatecas. Saliente-se que os japoneses utilizam três sistemas de alfabetos (Hiragana, Katakana e Kanji) no seu dia a dia. Para facilitar os novos praticantes segue abaixo o vocabulário mais utilizado nos dojos de karaté de todo o mundo.

Ler mais

Graduações

Graduações

As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de cintos coloridos é o mais aceite. Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes.

Ler mais